Como prevenir a ferrugem? Conheça os Nazza
Certamente em algum momento da sua vida você já teve que enfrentar o problema da ferrugem em alguns elementos da sua casa ou objetos do cotidiano presentes no seu dia a dia: ferros e portões, peças de engrenagens, armações de metal das vantagens e portas, ferramentas de metal, etc. . Essa ferrugem, além de não ser estética, pode danificar a estrutura do objeto afetado, deteriorando-o e até mesmo inutilizando-o.
Para evitar este tipo de situação, existem vários produtos que podem ajudar tanto a prevenir como a eliminar a ferrugem, principalmente os primers anticorrosivos e antioxidantes que te vão permitir acabar com este incómodo problema. Se você quer saber o que são e em que consistem esses produtos, fique, nós mostraremos a você!

1. Primeira coisa: por que surge a ferrugem e por que pode ser perigosa?
O ferro oxida naturalmente devido a uma reação química na qual o ferro, ao entrar em contato com o oxigênio ambiente, reage e forma óxido de ferro Fe2O3 (elétrons são trocados entre componentes reativos), mais estável do que seus componentes isoladamente.
Normalmente a ferrugem tende a enfraquecer os metais , ainda mais se eles forem encontrados fora (na verdade, o enfraquecimento é dado pela quantidade de óxido que é gerado, pois é ele que deteriora a estrutura, mas não é que estar ao ar livre produz um enfraquecimento diferente, embora seja verdade que, por exemplo, em áreas marinhas, acontece que a umidade em combinação com a atmosfera salina ataca o ferro, expondo-o ainda mais à oxidação). O metal se deteriora e destrói a estética deste material . Isso pode se tornar realmente perigoso quando falamos, por exemplo, de elementos de ferro que fazem parte de estruturas de base ou de suporte de carga .
2. Como posso evitar o aparecimento de ferrugem?
A peculiaridade da ferrugem é que, se não tratada adequadamente, é um processo que está sempre em constante evolução , pois seu processo de corrosão é contínuo , podendo por vezes penetrar na própria base do ferro causando sérios danos.
Como indicamos acima, para tentar evitar o aparecimento de oxidação existe uma série de produtos que, dependendo da natureza do ferro, serão muito úteis no combate ao problema. A seguir, listamos os produtos que estão disponíveis em nossa loja online:
- Spray Galvanizado : Primer anticorrosivo em formato de spray criado para formar um revestimento antioxidante em superfícies metálicas. Graças à sua facilidade de aplicação e eficácia, recomendamos este primer para o tratamento de retoques de soldas, pois são áreas mais suscetíveis à ferrugem e acabam afetando toda a peça. Além desta aplicação, podemos afirmar que este primer oferece alto desempenho em todos os tipos de superfícies metálicas: cercas, tanques, máquinas agrícolas, equipamentos ferroviários, tubulações, etc.
- Primer epóxi de camada espessa 300 , anticorrosivo 200 com fosfato de zinco anticorrosivo e 160 com zinco metálico puro , o que o torna ainda mais resistente à corrosão: são produtos epoxídicos de uso geral para aço em sistemas epóxi ou poliuretano. Tratar o suporte metálico com este primer antes da pintura com tintas epóxi ou poliuretano irá, em grande medida, garantir que os resultados do trabalho durem ao longo do tempo e que a estrutura metálica permaneça em bom estado e sem sinais de oxidação. Pela sua dureza e alto desempenho, é muito adequado para áreas de aplicação exigentes, como naval, industrial ou marítima, entre outras. Uma das principais diferenças entre esses primers é a espessura da camada que pode ser obtida. Isso depende da agressividade do ambiente, bem como do uso que se deseja dar ao primer, (se é uma demão intermediária, final, etc.)
- Primer Sintético para Ferro e Aço (primer de oficina) : altamente recomendado alta proteção em superfícies metálicas que posteriormente serão acabadas com esmaltes ou tintas sintéticas. Além disso, é um primer de secagem rápida e alta cobertura que o ajudará a obter ótimos resultados sem ter que esperar longos tempos de secagem.
- Primer anticorrosivo com fosfato de zinco : graças à sua composição em fosfato de zinco, este primer anticorrosivo tem um desempenho geral muito bom: boa dureza, adesão a metais ferrosos, recobrimento e poder anticorrosivo. Embora não seja fosfatante e por isso não agrida a galvanização, tem boa aderência sobre ela, podendo ser aplicado sobre galvanizados antigos ou que perderam o brilho (sempre após o lixamento). Além disso, estamos diante de um primer retardador de fogo muito adequado como base ou camada intermediária em sistemas e / ou tratamentos retardadores de fogo ou intumescentes. Recomendamos este primer para o tratamento de elementos metálicos em estruturas, edifícios industriais e máquinas agrícolas.
- Shop Primer : shop primer de fosfatização para uso em metais galvanizados e não ferrosos, como alumínio, cobre, chumbo, níquel, estanho, titânio ou zinco. Aumenta a aderência em qualquer tipo de tinta ou sistema aplicado aos materiais indicados acima. É um primer com pouquíssima flexibilidade, por isso não pode ser recomendado se a estrutura vai sofrer golpes ou movimentos bruscos.
- Conversor de Ferrugem : é um produto capaz de neutralizar e converter a ferrugem, possibilitando a posterior pintura, pois transforma a camada de óxido em uma camada preta que protege a superfície e permite pintar de forma simples e eficaz.
.jpg)
3. Recomendações para aplicar o primer corretamente
Ao usar uma cartilha é necessário levar em consideração algumas considerações que garantirão o sucesso do seu trabalho:- A superfície deve estar livre de impurezas , poeira, graxas ou, em última instância, qualquer substância que possa prejudicar a capacidade de adesão do primer. Para isso, em cada ficha técnica dos primers você encontrará detalhadamente a forma como deve tratar cada superfície.
- Deve-se escolher o primer correto , sempre pensando na natureza e compatibilidade com a tinta de acabamento, caso contrário podem ser obtidos resultados indesejados que acabarão estragando o trabalho.
- Respeite , em todos os momentos, o desempenho indicado pelo fabricante , pois um excesso ou falta de produto pode fazer com que os resultados não sejam os desejados. Da mesma forma, se o primer for bicomponente, deve-se levar em consideração a relação da mistura do componente A com o componente B , pois somente uma mistura correta garantirá que o primer adquira todas as suas propriedades e vantagens: dureza, aderência, secagem etc.
Esperamos ter destacado a importância de tratar e aplicar o primer correto ao suporte antes de pintar, bem como ter dado a conhecer quais são os nossos melhores primers anticorrosivos para que você saiba qual escolher sem medo de errar. Lembre-se de que você encontrará todos eles em nossa seção de cartilhas . No entanto, se você tiver mais perguntas, pode sempre nos enviar por qualquer um de nossos canais de comunicação. Nós vamos esperar por você!